Normas para inscrição e publicação de trabalhos

ATENÇÃO:
O prazo para envio de trabalhos foi prorrogado para 15 de setembro.

NORMAS DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS NOS ANAIS

Os trabalhos, frutos das comunicações orais realizadas no 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol ou no 1o Simpósio Nacional de Professores de Espanhol em Formação, serão publicados em formato de livro eletrônico com ISBN. Para tanto, os textos deverão ser enviados para o e-mail comissao.xvicbpe@gmail.com, até o dia 01 de setembro de 2015 (prazo prorrogado para 15 de setembro), em duas cópias, uma em versão PDF e outra em Word.

Informamos que a revisão do texto é de total responsabilidade do(s) autor(es), que só serão publicados os trabalhos que forem apresentados durante o evento e que forem enviados de acordo com as orientações seguintes:

Título: centralizado em fonte Arial 14; em negrito e em letras maiúsculas.

Subtítulos: podem ser ou não numerados, em negrito, com a primeira letra maiúscula; separados por uma linha em branco.

Nome do(s) autor(es): na linha seguinte ao título, alinhado à direita, seguido do nome da(s) a instituição(ões) em fonte Arial 12.

Nome do orientador (em caso de alunos de graduação): em nota de rodapé com o texto: “Trabalho orientado pelo(a) professor(a) na (nome da instituição)”.

Resumos: não devem ser anexados resumos.

Tamanho do texto: mínimo de 7 e máximo de 15 páginas (excetuando-se a bibliografia e qualquer tipo de anexos) em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo com recuo de 1,25 cm e margens de 3 cm, sem numeração.

Citações: no corpo do texto, deve-se seguir o sistema autor-data: entre parênteses, o sobrenome do autor em maiúsculas, o ano da publicação e o número da página citada, como o exemplo: (GONZÁLEZ, 2010, p. 205). Todas as citações com mais de três linhas devem ser incluídas separadamente, em fonte Arial 10, com espaçamento simples e recuo à esquerda de 2 cm.

Notas de rodapé: devem ser incluídas como tais e nunca no final do texto, com numeração iniciada em 1, ressalvadas as notas que, porventura, existam no título ou nome do autor. Nesses casos, dever-se-á utilizar asterisco.

Cabeçalho: não usar este espaço.

Referências no final do texto: usar espaçamento simples entre as linhas, separadas uma das outras por uma linha.

Referências bibliográficas: utilizar a expressão “Referências”, no respectivo idioma, e indicar apenas as obras referenciadas no trabalho, em ordem alfabética do sobrenome dos autores, de acordo com os seguintes exemplos:

Para livros: o sobrenomes do(s) autor(es) em maiúsculas (separados por ponto e vírgula em caso de autoria conjunta), o ano da publicação entre parênteses, o título da publicação em itálico, local e editora.

BAGNO, Marcos (2009). Gramática: passado, presente e futuro. Curitiba: Aumará.

Para partes ou capítulos de livros: o sobrenomes do(s) autor(es) em maiúsculas (separados por ponto e vírgula em caso de autoria conjunta), o ano da publicação entre parênteses, o título do capítulo, a preposição “Em” seguida de dois pontos, o sobrenome do(s) autor(es) do livro em maiúsculas, o nome da obra em itálico, o número das páginas correspondentes, o local de publicação e o nome da editora.

GONZÁLEZ, Mario Miguel (2012). Los enigmas de Pascual Duarte. Em: NASCIMENTO, Magnólia Brasil B. do; CÁRCAMO, Silvia; ESTEVES, Antonio R.. (Org.). Narrativa Espanhola Contemporânea: Leituras (do lado de cá…), p. 237-285. Niterói: Editora da UFF.

Para artigos de periódico: o sobrenomes do(s) autor(es) em maiúsculas (separados por ponto e vírgula em caso de autoria conjunta), o ano da publicação entre parênteses, o título do artigo, a preposição “Em” seguida de dois pontos, o nome do periódico em itálico, o número ou volume da revista, o local de publicação, a editora e o número das respectivas páginas do artigo.

SERRANI, Silvana M. (2011). Poesia Ibero-americana: citações e representação do Modernismo em antologias. Em: Revista Bakhtiniana, v. 5, p. 34-53.

Para documentos acessados eletronicamente (sites, listas de discussão, entre outros): informar o endereço da página da internet consultada e a data de acesso e, se houver, os dados dos autores e da obra, capítulo, artigo, revista ou material (tal como mencionado precedentemente).

CAMBLONG, Ana María. (2012). Experiencias de confines, contactos y mestizajes. Em Abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas, nº 3, p. 13-20. Disponível em http://www.hispanistas.org.br/abh/images/stories/revista/Abehache_n2/2_13-20.pdf. Acessado em 10/03/2013.

No caso de mais de uma obra do mesmo autor, no lugar do nome, colocar um traço de oito espaços. Se as obras citadas de um autor tiverem sido publicadas no mesmo ano, utilizar letras para distinguir as publicações.

CINTRÃO, Heloísa Pezza (2008a). Estudo da competência tradutória e seu desenvolvimento com uso de corpus de traduções. Em: TAGNIN, S.; VALE, O. (org.). Avanços da Lingüística de Corpus no Brasil. p. 365-386. São Paulo: Humanitas.

________ (2008b). Aspectos de la variación en traducción. Em: DAHER, C; FREITAS, L.; GIORGI, M. C. (org.). Hispanismo 2006: estudos de linguagens. p. 202-208. Rio de Janeiro: Rede Sirius: Associação Brasileira de Hispanistas.


Elementos extratexto

Anexos: devem ser numerados e localizados após “Referências”.

Imagens, tabelas, esquemas, diagramas, figuras e gráficos devem ser numerados consecutivamente e a legenda centralizada abaixo da imagem, em fonte Times New Roman, 11.

Caixa de texto: não usar. Caso seja necessário emoldurar algum elemento do texto, recorrer às tabelas com bordas.

8 comentários:

  1. Boa noite!
    Quais são as normas de FORMATAÇÃO do texto para envio? Perdão, mas não as encontrei.
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Valdirene Zorzo-Veloso:
      Para a submissão de propostas, não há uma norma de formatação específica, além das especificadas:
      Título da comunicação oral
      Cinco palavras-chave
      Resumo de 200 a 300 palavras, em que conste: apresentação, justificativa, referências teóricas e metodologia.

      Para a submissão de propostas de oficinas no 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, deverão ser necessariamente enviados:

      Título da oficina
      Resumo de 400 a 600 palavras, em que conste: objetivo (propósitos da oficina), contextualização (apresentação, justificativa, referências teóricas) e metodologia (estrutura da oficina, tipos de atividades e/ou propostas a serem empregadas, materiais a serem utilizados).

      Excluir
  2. Boa noite. Haverá publicação do trabalho completo ou somente publicação do resumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Elisa,
      A organização do evento prevê a publicação online das comunicações apresentadas.
      As normas para tal publicação serão divulgadas em breve

      Excluir
  3. Estimados:
    Mi nombre es Silvina Morales, soy profesora de español como lengua extranjera en Córdoba Argentina. Entre mis antecedentes académicos podría destacar que soy coordinadora académica de ELE en SET IDIOMAS, escuela acreditada por el Instituto Cervantes y miembro del tribunal de DELE en Córdoba. Además, dicto cursos de formación profesional para profesores de las ETECs en el Centro Paula Souza de SP y en este momento estoy escribiendo mi tesis de maestría en Enseñanza de ELE, la cual estará terminada a fines de abril de este año.
    Recientemente he recibido información sobre la realización del XVI Congreso de Profesores Brasileños de Español y tengo muchísimo interés en participar en el mismo a través de una comunicación, pero lamentablemente me he encontrado con la triste noticia de que el plazo cerró el 8 de marzo.
    Por esta razón me pongo en contacto con ustedes, para solicitarles tenga a bien aceptar mi propuesta de comunicación fuera del término establecido. Mi tema se enmarca en la pragmática transcultural y pragmática de la interlengua entre el portugués de Brasil y el español de Argentina. Considero que esta comunicación podría resultar de gran interés para el profesorado de español.
    A la espera de una respuesta positiva, aprovecho la oportunidad para enviarles mis más cordiales saludos.
    Silvina Morales

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Minha dúvida é em relação aos resumos. Nessa parte foi posto "resumos não devem ser anexados". Para mim não ficou muito claro, pois entendi que os resumos não devem ser colocados no anexo, mas o artigo deve ter resumo. Confere essa informação? Estou correta?

    Grata e aguardo retorno,

    Júlia Oliveira (UFU)

    ResponderExcluir
  5. Por favor quero me inscribir no congresso por favor me envia numero de conta para fazer o pago me indica dia e hora.. obrigada

    ResponderExcluir
  6. Por favor quero me inscribir no congresso por favor me envia numero de conta para fazer o pago me indica dia e hora.. obrigada

    ResponderExcluir